Cabeçalho

Image Map

13.10.13

Resenha: Stolen - Carta ao meu sequestrador

Foi assim que aconteceu. Fui raptada em um aeroporto. Afastada de tudo o que conhecia, de tudo com que estava acostumada. Carregada para a areia e o calor, terra e perigo. E ele ainda esperava que eu pudesse amá-lo... Esta é a minha história.
     O livro conta a história de Gemma, uma garota de dezesseis anos que estava no aeroporto de Bangkok, quando foi sequestrada por Ty, um rapaz atraente, de olhos amigáveis. Ele a leva, então, para um deserto da Austrália, onde ninguém poderia encontrá-la, e possui planos de ficar com a garota, para sempre.
     Stolen, livro de estréia da autora Lucy Christopher, é escrito em forma uma carta, de Gemma para Ty, onde a garota narra o que aconteceu durante seu sequestro e o que sentiu diante as situações inusitadas de tal. Vemos seu frequente medo se transformando, aos poucos, em uma espécie de simpatia, um fato decorrente de uma doença chamada Síndrome de Estocolmo, que caracteriza-se pela identificação afetiva da vítima com seu sequestrador.
     As intenções de Ty, o vilão da história, são desconhecidas, a princípio, mas revelam-se aos poucos, e começamos a entende-lo e, isso pode pode parecer estranho, apoiá-lo. Sua história, até pouco enevoada, torna-se uma justificativa ao comportamento impulsivo do rapaz, que, de fato, foi um personagem muito bem construído, sendo perturbador e carismático, ao mesmo tempo.
É difícil odiar uma pessoa depois que você a compreende.
     Gemma, por sua vez, é uma garota de personalidade forte que não se cansa de tentar fugir de Ty. Sua mente, durante o tempo em que fora sequestrada, estivera sempre a mil. Imaginava formas de fugir, de morrer, de sobreviver. Acima de tudo, imaginava o que aconteceria com ela, quando voltasse à sua vida na cidade.
     Durante a trama, somos apresentados à outros personagens que, em sua maioria, fazem parte das memórias de Gemma. Existem, também, animais que fazem parte da história, que tão um toque especial nela. Entre eles, podemos destacar a camela e o galo apelidado de "Babaca", por nossa protagonista.
     O livro, em si, é uma experiência única. Com a narrativa fluente e uma premissa mais que original, a história nos apresenta a um diferente ponto de vista, que, particularmente, achei muito interessante. No entanto, como a protagonista se foca em apenas uma coisa – fugir –, a leitura pode se tornar cansativa, em certos pontos. Ou seja, a trama peca ao ser repetitiva. Além disto, os rumos que a história toma pode deixar o leitor frustrado. Mas, bem... a história se trata de um sequestro!!!
     No mais, "Stolen - Carta ao meu sequestrador", é uma boa dica para quem quer inovar, acompanhando a história de Gemma e Ty em um pseudo-romance surpreendente.


 Você me viu antes que eu visse você. No aeroporto, naquele dia de agosto, você tinha aquela expressão em seus olhos, como se quisesse alguma coisa de mim, como se a quisesse há muito tempo.
     


Nenhum comentário:

Postar um comentário